segunda-feira, 21 de maio de 2012

Artigos Indefinidos: A / AN

Hello, people!

Hoje veremos aqui duas palavrinhas essenciais para o bê-a-bá do inglês: artigos indefinidos.

Em português, quando falamos "Eu sou uma professora" não queremos dizer "uma" em conceito numeral, pois não é possível ser mais de uma professora (já é difícil ser uma! rs). Quando "um" não significa número, é artigo indefinido. Tanto que nem precisamos usar o artigo, podemos ocultá-lo e falar apenas "Eu sou professora", não é mesmo?

Em inglês, não. A gramática do inglês é muito conservada e poucas coisas podem ser ocultas. Nesse caso, obrigatóriamente deve-se usar o artigo. A frase correspondente fica: "I am a teacher".

Não estou falando algo específico, é indefinido. Quando digo que "tenho um carro" é diferente de dizer "tenho o carro", não é? A segunda frase tem sentido de algo que sabemos o que/qual é. Na primeira, é apenas um carro, um carro qualquer.

Só temos uma regra em relação a isso:

  • Utiliza-se o artigo indefinido A quando a palavra seguinte inicia com CONSOANTE.
Por exemplo: a car, a teacher, a boy, a girl, a family.


  • Utiliza-se o artigo indefinido AN quando a palavra seguinte inicia com VOGAL.
Por exemplo: an apple, an e-mail, an artist, an engineer, an offer.

Os dois são artigos indefinidos com o mesmo significado: um/uma.

Graças a god (deus) inglês não faz diferença de gênero (menina/menino), então fica bem mais fácil :)

  • NO PLURAL NÃO SE UTILIZA ARTIGO INDEFINIDO!
PLURAL - NO A / NO AN.
  • ADJETIVOS NÃO PEDEM ARTIGOS INDEFINIDOS!

Ex: Eu tenho um amigo / Eu tenho amigos.
I have a friend / I have friends.

Eu sou/estou feliz
I am happy

Exercícios de fixação:

1- Sabendo que o verbo "am" significa "sou/estou" na primeira pessoa do singular (eu, "I"), complete com o artigo indefinido a/an quando necessário:

a) I am _____ student.
b) I am _____ actor.
c) I have _____ family.
d) I have _____ telephones.
e) I am _____ Brazilian.
f) Love is _____ important.
g) English is not _____ difficult.
h) I have _____ dog.
i) I am _____ secretary.
j) Money is _____ necessary.
k) Jô Soares is _____ intelligent.
l) Tiririca is _____ rich.

2- Passe as frases do exercício 1 para o português.
Glossário das palavras não semelhantes ao português: I - eu
am - sou/estou
have - tenho
Love - amor
is - é/está
dog - cachorro
rich - rico

JÁ LERAM O PRIMEIRO POST DO BLOG? FALA SOBRE MAPAS MENTAIS, VERB TO BE E SIMPLE PRESENT! http://alternativeenglish.blogspot.com.br/2011/03/mapas-mentais.html

Bye bye :)

Um comentário:

Unknown disse...

OBG,ME AJUDOU MUITOOO

Postar um comentário

 
;