segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Correção ENEM 2012

Hello!

Mais um ENEM que se passa e vocês erram besteira! Vamos corrigir?

A prova usada aqui será a de cor AZUL.

Questão 91

Enem 2012 

Primeiramente, leiam a questão antes do texto. Assim, já irá para o texto sabendo o que procurar e perderá menos tempo. O enunciado já te diz que o personagem negro americano descreve uma prática racista que provoca algum sentimento.

Em seguida, vá para o texto procurando por palavras que representem SENTIMENTOS, EMOÇÕES.

Teremos então as palavras laugh ("But I laugh - Mas eu rio), strong (And grow strong - E cresço forte), beautiful (They'll see how beautiful I am - Eles vão ver o quão bonito eu sou) e ashamed (And be ashamed - E ficar envergonhados).

Com isso, já fica claro que o poeta ri do preconceito, enquanto cresce forte e afirma que um dia verão o quanto ele é bonito ficarão envergonhados. Por isso, a resposta certa só pode ser a letra A.

Questão 92


Enem 2012

Novamente, vamos à questão. Procuraremos então entender o objetivo do texto sobre a trajetória da autora da saga Harry Potter. Como entendemos o objetivo de um texto? Pela fonte, que nesse caso é um jornal (BBC), pelas palavras cognatas, em que se destacam "plans" - planos, "adults" - adultos, "different" - diferente e "famous" - famosa no primeiro parágrafo; "explore" - explorar, "territory" - território e "success" - sucesso, no segundo e "adult fiction" - ficcão adulta, "second" - segundo e "phase" - fase, no terceiro; e pelas palavras repetidas: book /books - livro/livros, publish/published/publishers/publishing - publicar/publicado/publiciários/publicação.

Com todo esse papo de explorar território diferente, planos, ficção adulta, segunda fase, livros e publicidade, o objetivo do texto, sabendo que ele vem de um jornal e jornais têm como objetivo principal informar, a resposta só pode ser a letra D.

Ok, mas por quê não a letra B? Porque a autora fala de PLANOS, e a letra B indica que o romance já foi publicado, o que não é verdade.

Questão 93


Enem 2012
 O enunciado nos leva a procurar um alerta sobre tumultos causados na Inglaterra e seu foco principal. Para identificar uma citação, devemos atentar para o uso das aspas. As palavras cognatas ou conhecidas desse texto são: love -  amor, respect - respeito, cross the line - cruzam a linha, law - lei, involved - envolvidos,  recent - recentes, problem families - famílias problemáticas. Observem que "love" e "tough" são usadas separadamente e depois juntas, "tough love". Sabendo que "love" é amor e identificando as outras palavras cognatas, vemos que "tough" não tem sentido semelhante a "love", pelo uso da palavra BUT, que como já estudamos siginifica a conjunção MAS e indica a ideia de contraste, dividindo as duas frases faladas pelo ministro. Observando também a palavra need, que se repete, podemos inferir que seu signficado é a ideia de necessidade, nos levando assim à letra D, que é a única que utiliza a ideia de contraste entre amor e "tough" - firme.

Questão 94

Enem 2012

Nessa questão, vemos duas pessoas falando de formas diferentes e argumentando em relação a isso.
No primeiro quadrinho, vemos um homem falando Inglês de forma informal e chamando de "English real good". Podemos identificar a palavra cognata "real" e a palavra conhecida "good" - bom. No segundo quadrinho, o personagem sugere ao outro algo sobre "double negatives" - negativos duplos e "adverb" - advérbio. Analisando a expressão facial e corporal de cada um, vemos que os dois estão defendendo seus pontos de vista, ignorando ou corrigindo o do outro. Isso nos leva, então, à letra B como resposta.

Questão 95

Enem 2012

Power of love - Poder do amor; Overcomes - superar; Love of power - amor pelo poder;
Resposta: Letra B

-----

Guys, provinha super fácil, como sempre. Quem estudou minimanente as estratégias de leitura se deu bem. Qualquer dúvida, podem comentar.

Hugs,

Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;